O segredo de empresas que proporcionam bem-estar no trabalho:
Funcionários felizes trabalham melhor. Disso ninguém duvida. Mas o que é possível fazer para que seu pessoal esteja sempre entusiasmado e satisfeito em cada função? Mirlene Matias Siqueira, pós-doutora em Psicologia Organizacional do Trabalho pela Universidade de Coimbra tem a resposta.
Em seu novo livro"Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e gestão", a professora identifica o conjunto de características comuns a empresas que conseguem promover a felicidade no ambiente corporativo.
O bem-estar no trabalho, segundo a teoria de Mirlene, depende tanto do funcionário, quanto de atitudes da liderança e da forma como a empresa é administrada.
Da empresa
De acordo com Mirlene, a primeira e mais básica característica que uma companhia precisa ter para conseguir uma equipe feliz, é adotar políticas que ofereçam suporte para o colaborador. É necessário que a corporação ofereça todos os recursos e ferramentas indispensáveis para que ele consiga exercer bem a sua função.
Além disso, ela também precisa ter projetos que estimulem o bem-estar pessoal dos funcionários. Aqui entram medidas como assistência médica, previdência privada, SEGUROS

"A empresa também precisa saber retribuir para o colaborador tudo o que ele dedica a ela. Ele tem que acreditar que, no momento em que precisar, a organização servirá de apoio", afirma Mirlene.
Outro ponto imprescindível é ter uma distribuição de salários e benefícios que seja vista como justa pela equipe. "A remuneração não pode ser pautada em privilégios, não pode haver apadrinhados", explica a professora.
Funcionários que sabem que a sua empresa tem um futuro consistente também são mais felizes. Isso é reflexo da forma como a companhia lida com seus fornecedores, como ela se posiciona em relação aos valores e, é claro, como ela figura no mercado de ações (no caso das de capital aberto). "Ele precisa saber que a empresa não vai falir amanhã", afirma Mirlene.
(Rede Rg71 compartilhe essa energia)
Postar um comentário