Propaganda
Propaganda

Bem-estar e estresse no trabalho



O estresse ocupacional, ou seja, aquele que acontece devido ao trabalho, causa efeitos negativos na saúde e no bem-estar do trabalhador e, consequen temente, na saúde das organizações. Essa afirmação é confirmada pelo número cada vez maior de afastamentos do trabalho e de pedidos de auxílio-doença.

O estresse no trabalho pode ser causado pelas exigências que estão além das habilidades do trabalhador, pelo excesso de trabalho, pela alta competitividade, pelo medo de perder o emprego, além das condições do espaço físico, muitas vezes inadequadas, que geram situações desgastantes e acarretam em uma série de doenças físicas.

Outro aspecto envolvido no estresse ocupacional está ligado ao relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Interagir com outras pessoas, sejam colegas, chefes, clientes, fornecedores, resulta muitas vezes em conflitos e problemas, que aumentam ou pioram os quadros de estresse.


Afinal, o que é o estresse?

Estresse é uma palavra de origem inglesa “stress”, que expressa a ideia de força, pressão ou esforço. O que poucas pessoas sabem é que o estresse é uma resposta natural do organismo em condições difíceis, ou seja, sem ele o ser humano não teria sobrevivido. No auge de uma situação desafiadora, o corpo libera alguns hormônios, aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e para o coração, o que eleva a energia do individuo para resolver o problema ou escapar de algum perigo.

Entretanto, viver constantemente estressado é prejudicial à saúde. Cansaço, aumento da pressão arterial, ganho de peso, insônia, ansiedade, depressão, dores musculares e alergias de pele são apenas algumas consequências do estresse crônico.

(Rede Rg 71 compartilhe essa energia)

# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

Veja muito mais dicas de saúde moda e beleza

Propaganda
 
Copyright © 2013 EU revendedor