Propaganda
Propaganda

Ácido glicólico: prós e contras do ativo que combate envelhecimento e estrias

Ácido glicólico: prós e contras do ativo que combate envelhecimento e estrias
Esse ácido reduz a espessura da pele, esfoliando-a e estimulando a produção do colágeno
O que é o ácido glicólico

Ácido glicólico é um ácido orgânico da mesma família ácidos láticos - provenientes do leite -, conhecido por facilitar a penetração de substâncias na pele, além de possuir ação de radicais livres e auxiliar na formação de colágeno. É considerado um esfoliante mais agressivo, sendo preferencialmente indicado em peles mais resistentes e mais claras.
Outros nomes

Ácido hidroxiacético
Indicações do ácido glicólico

O ácido glicólico diminui a espessura da pele, tem efeito esfoliativo na pele, propiciando clareamento e estimulando síntese de colágeno na derme, com isso age na reversão e prevenção do envelhecimento cutâneo, na melhora de manchas, de cicatrizes de acne, estrias, além de fechar os poros e melhorar a acne. Pode ser aplicado tanto no rosto quanto no corpo, de acordo com a orientação médica. É uma alternativa menos irritante do que o ácido retinoico, conhecido por agredir um pouco mais a pele.

Outra vantagem dessa substância é aumentar a absorção de outros ativos associados na composição, no caso dos cosméticos. Na rosácea, devido a ação estimuladora do colágeno e espessamento dérmico secundário, promove vasocompressão, melhorando a vermelhidão.

Ele pode ser usado em qualquer parte do corpo, apenas é preciso atenção para com as concentrações a serem usadas, ou seja, em áreas mais sensíveis, deve-se optar por uma concentração de ácido glicólico menor. Por exemplo, no pescoço e colo, usar uma concentração de 2 a 3%, para não agredir a pele destas regiões.
Como usar o ácido glicólico

Pode ser encontrado em dermocosméticos em concentrações de 2 a 10%, preparado em formulações manipuladas nas mais diversas concentrações. Quando usado em peelings, o produto pode ter um pH mais alto, já que será usado por um profissional. Para maior segurança do uso do ácido glicólico diariamente, é recomendado que os cosméticos tenham pH no valor mínimo de 3,5, com concentração de, no máximo, 10%. O uso de cremes manipulados deve ser feito com orientação médica.

Diferentemente do ácido retinóico, o ácido glicólico pode ser usado de dia e no verão, pois não é fotossensibilizante. Em casa, deve deixar agir na pele por duas a três horas.

Peelings
O ácido glicólico também pode ser utilizado no consultório para peelings químicos considerados superficiais. Nesses casos, sua concentração é maior, assim como seu pH pode ser mais baixo.

Se em peelings, deve deixar agir na pele entre 15 a 20 minutos e retirá-lo no próprio consultório. Cada sessão deste peeling pode durar de 45 minutos a uma hora e o número de sessões necessárias depende do foco do tratamento e varia. Normalmente, a manutenção é feita depois com o uso do creme em casa.

Os peelings com essa substância devem ser feitos preferencialmente por dermatologistas.


(Rede Rg 71 Compartilhe essa energia)
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

Veja muito mais dicas de saúde moda e beleza

Propaganda
 
Copyright © 2013 EU revendedor